As irmãs Nina e Meredith se acostumaram a passar a vida sem nenhum afeto da mãe e tentando não amá-la. A única forma de amor que a mãe lhes demonstrava, era através dos contos de fadas russos que ela lhes contava à noite, geralmente A Camponesa e o Príncipe. Mas, quando crianças, ao resolver encenar essa história, elas conseguem afastá-la ainda mais...
O pai delas sempre foi o elo que mantinha a família unida, mesmo com a rejeição da mãe, ele sempre garantia que ela as amava, mesmo não parecendo...
Os anos se passaram e agora Meredith cuida do negócio da família: a plantação de maçãs de seu pai, é casada com seu melhor amigo de infância e tem duas filhas que estão na faculdade. Nina é uma fotojornalista famosa, que está sempre atrás de guerras civis da África, ela tem um namorado, o Danny, que também é jornalista e atua na África, só que eles nem sempre se encontram... Ambas estão com seus relacionamentos em risco por causa da dificuldade de demonstrarem o que sentem.
E agora o adoecimento do pai as faz retornarem à Belye Nochi, e, antes de morrer, Evan pede às duas para cuidarem de Anya e que ouçam a história da Camponesa e o Príncipe por inteiro, pois só assim elas vão entender o porquê da mãe ser tão fria com elas... Mas só Meredith fica cuidando da mãe, já que Nina logo depois volta para as suas guerras.
Logo após à morte de seu marido, Anya começa a agir estranho, sempre saindo na neve, às vezes sem agasalho, para ficar admirando o seu jardim de inverno; e até cozinhando cintos e o papel de parede. A filha acha que ela está com Alzheimer ou coisa assim, mas quando Nina volta e começa a prestar atenção na mãe, ela percebe que o que Anya sente é medo e, depois de várias tentativas ela consegue enfim conversar com a mãe e, dias depois, a convence a contar a história. Mesmo com dúvidas, Meredith por fim junta-se a Nina para ouvi-la...
À medida que a história se desenrola, os cenários de fantasia se transformam na Leningrado da época da ditadura de Stalin e Guerra Mundial, e o que era para ser apenas um conto de fadas vira uma terrível história de guerra, perdas, fome e luta pela sobrevivência, e elas por fim descobrem que aquela é a história de vida dela.
E ao final dessa história, se revelará o grande segredo que mudou tão drasticamente a vida de Anya e que vai transformar seu relacionamento com as filhas de uma vez por todas.




Categoria DL2015:
Um livro de um autor que eu nunca li


9 Comentários

  1. Eu amo a capa desse livro. Nunca li mas quero muito ler
    Não sabia que o tema era fantasia.
    Sabendo que tem um grande segredo só me fez querer ler mais.

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade é mais um drama, a fantasia é só no início da história mesmo, depois tudo muda...
      É um livro muito bom, eu amei, espero que vc também goste.

      Excluir
  2. Oi Roberta!

    Sempre ouço muitos elogios a Kristin Hannah, principalmente nesse livro, mas ainda não o li =/
    Apesar dele estar na minha estante já há bastante tempo, a lista de espera anda meio longa e nunca consigo encaixá-lo. Quem não me animo agora?

    B-jussss! ♥

    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  3. Fiquei curiosa para ler o livro.
    Ele está na minha estante e depois da sua resenha fiquei com vontade de colocá-lo na frente dos outros.
    Parece seu um drama com toques de fantasia muito bom.
    Tô curiosa.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Nossa, que capa linda *___*
    Fiquei com muita vontade de ler quando você disse que deixa de ser fantasia e vira um drama da época da guerra. Vou colocar na minha lista para dar uma olhadinha!
    Beijos!

    http://lumartinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu acho a capa desse livro tão linda... E o marcador dele tem recorte de borboleta e é tão fofo também.
    Ainda não li esse livro, mas ele está na lista e pretendo mudar isso logo.
    Adoro o estilo de narrativa da Kristin. Ela escreve com uma emoção e uma poesia que é difícil não querer todos os seus livros na estante :)

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  6. Esse é o livro que eu compraria somente pela capa. A história me interessou bastante, mas essa capa... Inclusive eu quase comprei ele esses dias na Americanas, pena que o preço estava demais para minhas condições haha!

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Roberta!
    Jardim de Inverno é um livro que está em minha lista já faz um tempo.
    Preciso ler este livro e sei que vou gostar, pois a sua resenha só confirmou isso.
    Parece ser uma história emocionante e bastante envolvente.

    Beijos!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Esse livro é lindo, eu adorei... recomendo!

    ResponderExcluir